quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Colegas, repasso entrevista com Toni Sando, diretor-superintendente do São Paulo Convention e Visitors Bureau. Ele fala sobre a importância da assessoria de imprensa, entre outros temas.

Há quatro anos Toni Sando atua como diretor-superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, entidade privada que defende os interesses do turismo de negócios e eventos na capital paulista. Fonte permanente de informações para a mídia, inclusive rádios e TVs. Solicitações de entrevista não faltam.

Boletim Media Training – Por que a decisão de investir no trabalho da assessoria de imprensa?
Toni Sando – Porque faz parte do mix de comunicação ter parceiros que acompanham seu negócio e o assessoram tecnicamente.

BMT – Como você enxerga o papel da assessoria ou da imprensa em geral na difusão de notícias?
TS – As notícias devem seguir um prisma de conteúdo que transforma sua informação em fatos relevantes. Para que isso seja feito da melhor forma, é necessário o papel de profissionais especializados.

BMT – Quais os benefícios tangíveis que uma assessoria pode trazer para os negócios?
TS – O trabalho jornalístico tem mais credibilidade nas atividades de uma empresa quando divulgado corretamente.

BMT – Você se prepara para entrevistas ou responde as perguntas de forma improvisada?
TS – Nunca falo de improviso. Sempre me preparo com antecedência. Tenho uma pasta exclusiva para entrevistas, com dados importantes e material de apoio que recebo da assessoria antes de cada contato com o jornalista.

BMT – Como as novas ferramentas de comunicação digital (Orkut, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter...) podem ajudar o porta-voz a lidar com os jornalistas?
TS – Participo de todas as redes sociais citadas, mas com cautela. As informações passadas nestes canais precisam ser precisas e responsáveis, pois não há controle de quem questiona ou reescreve a partir de seu texto. O importante na rede são pílulas de boas novas ao público final, e a assessoria faz o trabalho mais completo junto às editorias.

BMT – O que é um porta-voz para você?
TS – É o profissional qualificado a responder sobre a empresa e afinado com as estratégias de todas as áreas.

Fonte: Site da Scritta - Serviço de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário